Representantes de Entidades e Órgãos Públicos Unem Esforços para Conter Avanço da Influenza Aviária em Pernambuco

 

No dia de ontem (09/08), uma audiência pública de extrema importância reuniu representantes de entidades e órgãos públicos para discutir estratégias eficazes para conter o avanço da influenza aviária em Pernambuco. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e contou com a participação de especialistas, autoridades e profissionais envolvidos no setor agropecuário e de proteção ambiental.

A influenza aviária, cuja presença foi confirmada em mais de 70 focos pelo Ministério da Agricultura, despertou a necessidade de ação conjunta para proteger a indústria avícola do estado, que é o quarto maior produtor de ovos no país. A doença, até o momento, foi predominantemente disseminada por aves migratórias, o que levanta preocupações sobre a possível contaminação em áreas sensíveis como o Arquipélago de Fernando de Noronha e a Coroa do Avião, na Ilha de Itamaracá.

Raquel Miranda, presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), destacou a importância da colaboração entre o poder público e o setor produtivo. Ela ressaltou a necessidade de fortalecer a infraestrutura e implementar medidas de biossegurança para prevenir a propagação do vírus nas granjas do estado. A Adagro também mantém canais abertos para denúncias de casos suspeitos e tem intensificado os esforços para monitorar e conter a doença.

Edival Veras, presidente do Instituto Ovos Brasil e vice presidente administrativo da AVIPE, alertou sobre a necessidade de combater a clandestinidade no setor, enfatizando que a confirmação de um único foco pode resultar no extermínio de aves em um raio considerável. Vânia Santana, representante do Ministério da Agricultura, salientou a importância de manter a vigilância e a conformidade das granjas pernambucanas com medidas de biossegurança.

A deputada Débora Almeida (PSDB), autora do pedido para a realização da audiência, destacou que a influenza aviária possui impacto direto sobre a segurança alimentar e a geração de empregos, uma vez que ovos e frangos são elementos essenciais na dieta da população. A presença de representantes de diversas entidades, como o Ibama Pernambuco, o Ministério Público de Pernambuco e a Associação Avícola de Pernambuco, sublinha a gravidade da situação e a necessidade de ações coordenadas para preservar a biodiversidade e a economia do estado.

 

 

O evento, organizado pela Comissão de Agricultura da Alepe, ressalta a importância de uma abordagem colaborativa e integrada para enfrentar a ameaça da influenza aviária em Pernambuco. As conclusões e propostas apresentadas na audiência pública representam um passo crucial no esforço conjunto para proteger a indústria avícola e a saúde pública no estado.

A cooperação contínua entre as partes interessadas será fundamental para garantir a segurança alimentar e econômica da região.

 

 

 

Fonte e fotos: Diário Oficial do Estado de Pernambuco – Poder Legislativo
Adequação: Assessoria AVIPE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *