Missão brasileira vai à Arábia Saudita discutir abate de frangos

Uma missão brasileira liderada pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, está na Arábia Saudita nesta semana para discutir com autoridades sauditas o método de abate de frangos usado no Brasil antes de exportar as carnes para o país árabe, segundo informou o Mapa na quinta-feira (22).

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Fernando Turra, disse ao jornal Valor Econômico que a viagem visa reverter a decisão dos árabes de exigir que o método de insensibilização elétrica no abate de frangos deixe de ser usado. Essa prática estaria ferindo os preceitos muçulmanos de abate halal, já que o animal morreria antes da sangria, segundo o Valor.

Os brasileiros irão defender que a insensibilização elétrica não mata os frangos, que voltam a andar após pouco menos de um minuto. A Arábia Saudita comprou o equivalente a US$ 1 bilhão de carne de frango brasileira no ano passado, segundo o Mapa. Caso o governo brasileiro não consiga reverter as exigências sauditas, os exportadores brasileiros teriam de estar adaptados para cumprir a medida já em abril, conforme reportagem do Valor.

(Leia mais: https://bit.ly/2udaKn5)