Em sua 26ª edição, Agrinordeste vai sediar 1ª Expo Avícola

Em sua 26ª edição, a Agrinordeste vai sediar, nos próximos dias 9, 10 e 11 de outubro, a 1ª Expo Avícola, numa parceria com a AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco). Desta forma, a avicultura passa a ocupar lugar de destaque no evento, que também abrange os setores de suinocultura, bovinocultura de leite, capr cana e hortifruti entre outros.

Expo Avícola contará com um espaço especial de 20 estandes no Pavilhão de Feiras da Agrinordeste que, ao todo, reunirá 250 expositores no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação para o público de avicultura também contará com palestras sobre sanidade, biosseguridade, automação, nutrição e mercado.

Segundo o Diretor Administrativo da AVIPEEdival Veras de Barros Campello Filho, o espaço conquistado dentro da Agrinordeste é um reconhecimento da força da avicultura no estado.

“Esse espaço concedido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco dentro da 26ª Agrinordeste é muito importante”, destaca Edival. “O PIB da avicultura pernambucana é de R$3,5 bilhões, dos quais 67% vêm da avicultura de corte e 33% da produção de ovos”, explica Edival, que também é conselheiro do Instituto Ovos Brasil.

A programação técnica da Expo Avícola terá início às 14h do dia 9 de outubro, com a palestra da médica veterinária Samy Bianchini, que vai falar sobre “Defesa Sanitária Animal: Programas de Controle Oficial“. Samy é fiscal estadual agropecuária da Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco).

Às 15h30 o tema a ser abordado será “Equipamentos: automação e ambiência“. A responsável pela palestra será a diretora da Artabas, Dulce Sacramento Yoshikawa.

No dia 10 de outubro, os debates técnicos iniciam às 9h, com o tema “Atualização em biosseguridade: conceitos e desafios“. A abordagem será feita pela gerente técnica da Sanphar, Ana Caselles.

Às 10h30, a palestra “Fatores que afetam a conversão alimentar” será apresentada pelo diretor técnico da DSM, Jefferson Lecznieski. Já às 14h o tema “A importância nutricional do ovo na mesa do brasileiro“, será abordado pela nutricionista Giovana Fernanda Bezerra Ramalho. A programação técnica da quarta-feira será encerrada com a palestra “Mercado de frango e ovos“, a ser apresentada às 15h30 pela analista técnica da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Tabatha Lacerda.

No dia 11 de outubro, às 9h, a médica veterinária Renilda Barbosa, que Auditora Fiscal Agropecuária do Ministério da Agricultura, vai falar sobre “Bem-estar animal em abatedouro de aves“. Às 10h30, o tema abordado será “Influenza Aviária: a gripe do frango e suas perspectivas“, a cargo da também Auditora Fiscal Federal, Dra Vânia Lúcia de Assis Santana.

Os debates da Expo Avícola serão encerrados com a palestra “A importância da mídia na agregação de valor aos Ovos e ao Frango“, prevista para iniciar às 14h, sob a responsabilidade do diretor regional da Globo Nordeste, Iuri Maia Leite.

Agrinordeste

26ª Agrinordeste, que ocorre de 9 a 11 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, é considerada como o maior evento indoor do setor no Nordeste. Segundo a organização, um dos pontos altos deste ano será a palestra magna de abertura, às 10h do dia 9/10, com o empresário e publicitário Nizan Guanaes.

Além da 1ª Expo Avícola do Nordeste, o evento também abriga a 6ª edição da Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), além da Arena Agrinordeste, e os tradicionais Show de Lácteos, Sabor do Campo, Feira de Produtos do Campo e Seminário sobre a Modernização do Setor Primário.

Agrinordeste contabiliza, nos últimos 25 anos, mais de 1.300 palestras realizadas, 42 mil inscritos e um público de 125 mil visitantes.

Em 2018, a expectativa é receber cerca de 30 mil pessoas, nos três dias do evento, que é gratuito e aberto ao público. O número de visitantes deverá ser impulsionado pelas caravanas de empresários, vindas de todos os estados do Nordeste, mobilizadas pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco) e CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Agrinordeste conta ainda com o apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), BNB(Banco do Nordeste do Brasil), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), entre outros.

Para mais informações sobra a Agrinordeste a Expo Avícola acesse o site do evento clicando aqui.

Fonte: https://avicultura.info