PERNAMBUCO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DAS CRIAÇÕES

GRIPE AVIÁRIA: COM ROTAS DE AVES MIGRATÓRIAS,
PERNAMBUCO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DAS CRIAÇÕES

 

Por Sandy Oliveira

São Paulo, 14/03/2023 – A Superintendência de Agricultura em Pernambuco (SFA-PE) está intensificando as ações de monitoramento e fiscalização das criações comerciais e de subsistência de aves no Estado, com o objetivo de evitar a entrada da gripe aviária. Em nota, o Ministério da Agricultura diz que, embora a enfermidade nunca tenha sido registrada no Brasil, produtores e responsáveis técnicos estão sendo sensibilizados por meio de reuniões com representantes do setor e da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) quanto aos riscos da doença “e orientados a manterem o nível de atenção máximo para seus plantéis para evitar qualquer ocorrência.”

Segundo a pasta, uma das preocupações é com as propriedades no entorno dos sítios de rotas de aves migratórias – registrados na Coroa do Avião, na Ilha de Itamaracá, região metropolitana do Recife, e no Arquipélago de Fernando de Noronha. “Nessas áreas, durante todo o ano, passam milhares de aves que podem interagir com as espécies domésticas.”

Neste mês, com o foco na sanidade das criações de subsistência, a fiscalização vai percorrer essas propriedades e coletar amostras (soro, suabes de traqueia e cloaca) para testes sorológicos, de acordo com o ministério. Segundo informações da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), o Estado é o quarto maior produtor de ovos e o oitavo maior produtor de frangos do Brasil, liderando no Nordeste. São 12 milhões de ovos por dia e 14 milhões de frangos por mês.

Contato: sandy.oliveira@estadao.com

Fonte: http://institucional.ae.com.br/cadernos/agro/?id=YW0rSGNVK3BYWFBwa2NYS3BrdzNQZz09 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *