Ovo branco, vermelho de codorna… Veja as diferenças entre cada tipo…

O ovo é um dos alimentos mais completos e nutritivos que existem. Fonte de proteínas de excelente qualidade, gorduras, vitaminas e minerais, ainda ganha pontos pelo baixo custo e pouco valor calórico. E esqueça a ideia de que ele faz mal para a saúde: estudos recentes mostraram que o alimento não só não tem relação com doenças coronarianas como ainda reduz em 12% as chances de um derrame.

Por isso, hoje, os nutricionistas dizem que dá para comer um ovo por dia sem prejuízos à saúde. No entanto, quem já tem colesterol elevado deve procurar orientação nutricional para uma avaliação individual a respeito do consumo do consumo do alimento.

Se estiver em dúvida sobre qual comprar, saiba que, nutricionalmente, as diferenças entre eles são pequenas e, por isso, não dá para dizer qual é o melhor. Todos são bastante nutritivos. E o que importa mais, na verdade, é a maneira como as galinhas são criadas. Portanto, escolha de acordo com gosto e disponibilidade.

Listamos, a seguir, as principais variedades desse alimento, assim como os métodos de produção de cada um.

Branco
É o mais comum. A clara é rica a albumina, uma proteína de alto valor biológico (que é bem aproveitada pelo organismo). Já a gema tem vitaminas A (que ajuda na formação do colágeno e na renovação celular), D (que aumenta a capacidade do sistema imunológico e fortalece os ossos), E (antioxidante, evita o envelhecimento precoce) e K (essencial para a coagulação do sangue, entre outras funções) e do complexo B, como ácido fólico, colina e biotina (que, entre vários benefícios, protegem a saúde do feto ainda na barriga da mãe, ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso e mantêm cabelos e unhas fortes). Possui ainda luteína, um carotenoide importante para a saúde dos olhos.

Vermelho
É aquele cuja casca tem uma coloração amarronzada. Embora muita gente acredite que ele concentra mais vitaminas do que o branco, isso não é verdade: sua composição nutricional é igual ao do ovo de casca branca. Ou seja, ambos são igualmente ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais e contêm por volta de 220 miligramas de colesterol. A diferença na coloração da casca está relacionada à raça da galinha. A cor da gema, que muitos acreditam ser diferente também no ovo vermelho, tem ligação com a alimentação do animal. Alimentos como milho, pimentão, etc, a deixam mais amarelada.

Codorna
Não se deixe enganar pelo tamanho reduzido: esse pequeno ovo possui muitos nutrientes semelhantes ao ovo de galinha, em quantidades iguais. É o caso das proteínas, do magnésio (que ajuda a evitar dores musculares e fadiga), do zinco (essencial para a defesa das células conta a ação dos radicais livres e fortalecimento do sistema imune) e da niacina (repara o DNA, entre outras atividades). No entanto, possui mais colesterol do que o outro –quase o dobro. Apresenta também maior quantidade de fósforo (que ajuda na formação dos ossos) e de vitamina A.

 

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/