Milho e soja têm os maiores preços desde dezembro de 2016 em SC

A valorização nos preços de milho e soja é comemorada pelos agricultores de Santa Catarina, segundo nota à imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca (Seap/SC) divulgada na quinta-feira (03). Os produtores que decidiram investir na plantação de grãos já recebem em torno de R$ 77 pela saca de soja e R$ 35 pela saca de milho – os maiores preços desde dezembro de 2016. Principal insumo para abastecer as cadeias produtivas de carnes, o milho é o “grão de ouro de Santa Catarina”. Com um consumo de 6 milhões de toneladas por ano e uma produção que gira em torno de 3 milhões de toneladas, Santa Catarina é o maior importador de milho do país.

No mês passado, o Centro de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa divulgou que os custos de produção de frangos e suínos subiram 4,71% e 7,28% em março no país, respectivamente, impulsionados pelo aumento nos custos de nutrição animal. Se de um lado as agroindústrias, suinocultores e avicultores pagam mais caro pelo grão, do outro os produtores de milho comemoram a alta nos preços.

O cenário da produção de milho no país é complexo, segundo a Seap, e itens como o crescimento das exportações brasileiras de grãos, o milho destinado à fabricação de etanol e a perda de área plantada na safra de verão levaram os preços do insumo aos maiores patamares desde 2016. (Leia mais: https://bit.ly/2I2MEh9)

 

 

Fonte: CarneTec