Portal Folha de Vitória publica notícia sobre o papel do ovo na dieta de lactantes

Você sabia que o ovo, o segundo alimento mais completo, atrás apenas do leite materno, tem um papel importante para suprir as exigências nutricionais da mulher na fase de lactação?

A informação foi ressaltada em notícia publicada no Portal Folha Vitória, do Grupo Record TV, no Espírito Santo.

O texto afirma: “Para a lactante, proteínas, carboidratos, ácidos graxos e minerais como magnésio, cromo, cobre, selênio e ferro, além das vitaminas A, E, C e as do complexo B devem ser contempladas através de uma alimentação equilibrada. Neste período, a necessidade de colina, por exemplo, encontra-se elevada, cerca de 550mg/dia e é justificada pela importância deste nutriente para a sinalização de impulsos nervosos e formação da memória, que teve início no período gestacional. Além disso, a colina é fundamental para a composição e a manutenção de células”.

O ovo é um alimento rico em colina e proporciona cerca de 50% das necessidades diárias da mãe (250mg/ 100g). Quem faz o lembrete é a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, entidade que tem o objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde.

O texto também cita que este alimento contribui para suprir o aumento do gasto energético da lactante, relativo à produção de leite, em torno de 500 Kcal. Importante fonte de proteína, o ovo possui também vitamina D e apresenta em sua composição os nutrientes luteína e zeaxantina, que além de atuar na mácula protegendo os olhos da luz, têm ação antioxidante e protetora.

O ovo é um alimento completo, prático, saboroso e de fácil aquisição. Em uma alimentação equilibrada, ele contribui para a saúde da mãe e seu bebê.

Leia a íntegra do texto em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/11/2018/ovo-desempenha-papel-fundamental-na-dieta-de-lactantes.

Sobre o IOB

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com o objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil. O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.

 

Fonte: IOB