Feira de Avicultura aquece a economia de São Bento do Una

A terceira edição do evento acontece nos dias 02, 03 e 04 de agosto, fazendo parte da programação da 21ª Corrida da Galinha. A expectativa é movimentar R$ 30 milhões

 

São Bento do Una, que fica no agreste pernambucano, é maior produtor de ovos do Nordeste e o quarto no Brasil, com produção diária de 7 milhões de ovos. Além disso, cerca de 150 toneladas de frango vão para abate, por semana. A região conta com mais de 90 produtores e gera 13 mil empregos. No último ano, houve um aumento de 30% na produção do município. Assim, com a proposta de fortalecer o segmento da avicultura e agroindústria, visto a importância da cidade no agronegócio, será realizada a terceira edição da Feira de Avicultura do Nordeste, nos dias 02, 03 e 04 de agosto.

O evento, que faz parte da programação da 21ª Corrida da Galinha, tradicional festividade do município, é gratuito e aberto ao público, contando com 70 expositores de várias partes do Brasil, além de representantes de multinacionais. A terceira Feira de Avicultura do Nordeste é realizada pela Prefeitura de São Bento do Una, tendo apoio da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Sebrae, Granja Almeida e TRX NET. Para colocar em pauta destacar o setor de avicultura e coturnicultura (produção de codornas) e movimentar a cadeia produtiva do segmento no Nordeste, a feira traz várias palestras com estudiosos da agricultura, avicultura, saúde animal e fiscalização agropecuária.

Já as empresas expositoras são dos segmentos de nutrição animal, vacinação, soluções em embalagens, equipamentos avícolas, produtores e distribuidores de pintos, galinhas e ovos, sistema de armazenagem e estruturas metálicas, distribuidor de sementes, especialidades químicas, produtor e distribuidor de codornas e ovos, desenvolvedor de Software agroindustrial, indústria metalúrgica para avicultura, entre outros. A expectativa da organização do evento é que sejam movimentados R$ 30 milhões durante a feira. Interessados em expor podem entrar em contato através do e-mail avicultura@saobentodouna.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 98240.2209.

 

CORRIDA DA GALINHA – O evento, criado em 1992 por um grupo de amigos, encabeçados pelos irmãos Marcos e Marcelo Valença, foi inspirado na fama do município, considerado um dos principais produtores de ovos e frangos do país. As competições são uma paródia da Fórmula 1, com direito à prêmios. O evento conta ainda com polos de artesanato, gastronomia, atividades culturais e shows. Toda a programação é gratuita. Entre as atrações para sua 21ª edição, que vai de 01 a 05 de agosto, Xand Avião, Gabriel Diniz, Banda Asas da América, Forrozão das Antigas, Ricardo França, Douglas Pegador e Amor Eterno.

 

SÃO BENTO DO UNA – Localizado a 206 km do Recife, é composto pelos distritos sede e Espírito Santo, além dos povoados de Jurubeba, Pimenta, Queimada Grande, Manicoba e Gama. Com população de 57 mil habitantes, além da avicultura, a cidade é grande produtora de leite e tem destaque na suinocultura, sendo considerada a maior produtora de suínos do estado, com produção de 100 toneladas, por semana. Outro setor que movimenta sua economia é o artesanato. Semanalmente, saem mais de 1 mil unidades de galinhas feitas em cabaça, com biscuit. Boa parte é comercializada na praia de Porto de Galinhas (PE) e em praias do Rio Grande do Norte.

 

SERVIÇO | 3ª FEIRA DE AVICULTURA DO NORDESTE

Entrada gratuita

Quando: de 02, 03 e 04 de agosto de 2018

Onde: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, São Bento do Una (PE)

Informações: (81) 98240.2209 ou  avicultura@saobentodouna.pe.gov.br

 

SERVIÇO | 21ª CORRIDA DA GALINHA

Evento Gratuito

Quando: de 01 a 05 de agosto de 2018

Onde: Parque de Exposições Eládio Porfírio de Macedo, São Bento do Una (PE)

Como chegar: de carro, pela BR 232, ou de ônibus, que diariamente sai do TIP do Recife até São Bento do Una

Opções de hospedagem: Hotel Pedágio (81 3735.2485), Hotel Asa Branca, em Belo Jardim (81 3726.1764) e Hotel Jardim Plaza, em Belo Jardim (81 3726.1233). Opção de casas para alugar: entrar em contato com a Secretaria da Cultura, através do telefone (81) 3735.1027

 

Informações: cultura@saobentodouna.pe.gov.br