Dieta na praia: dá para comer bem durante a ida ao litoral

Para nutricionista, ovos de codorna, água de coco e castanhas são opções saudáveis

Em uma ida à praia, saber como dosar valor nutricional e quantidade de calorias nem sempre é fácil. A publicitária Luiza Cabral, de 24 anos, sabe bem o que é isso. Ela adora aproveitar as praias da cidade e conhecer outros destinos do litoral nordestino e sempre que sai de casa para aproveitar sol, areia e banho de mar, por exemplo, ela se previne para manter a dieta.

“Às vezes eu vou passar o dia na praia e levo frutas, como maçã e banana, e também algumas oleaginosas, como castanhas para poder lanchar”, explica ela.

A nutricionista Natália de Souza, pós-graduada em comportamento alimentar, confirma que Luiza fez escolhas corretas. Para ela, é possível sim encontrar opções saudáveis no passeio pelo litoral. Ela dá algumas dicas para quem quer aproveitar o verão com mais saúde. “A primeira delas é: procure fazer uma boa refeição antes de sair de casa, escolhendo alimentos que combinem com a sua dieta normal ou que sejam o mais saudável possível”.

Quem já está na orla na hora do almoço, a nutricionista sugere escolher um estabelecimento próximo e fazer um almoço nutritivo. “Pode ser um peixe, um arroz. É melhor que só ficar apenas petiscando”, justifica ela, que não considera os petiscos alimentos proibidos. “A grande maioria deles levam durante o preparo leite de coco, ou são frituras, o que torna o prato mais calórico. Mas dá para escolher um ou dois petiscos e consumir, sem ser em excesso. O comportamento moderado é importante.”

Na areia, os vendedores ambulantes também oferecem opções nutritivas. “Eu recomendo consumir água de coco, suco de frutas, comer ovo de codorna, além de castanhas e amendoim, por exemplo”.

“Além disso, é possível levar alguns lanches práticos de casa. Chips de raízes, frutas secas, bolachas de arroz, estão entre as minhas indicações”. Ela também dá a dica para quem não quer abrir mão da bebida: “A cerveja merece atenção porque é a que tem o maior valor calórico. Mas mais importante que ficar atento ao que bebe, é realmente ficar de olho no que a gente está comendo enquanto consome bebida alcoólica. Porque a gente sempre petisca nesses momentos.”

Para encerrar, outra dúvida comum de quem faz dieta: ficar de olho nas calorias dos alimentos é imprescindível? “O cálculo de calorias é importante para alguns pacientes, mas, de maneira geral, o valor do alimento não deve ser visto dessa maneira. Além de calorias, a comida vai ter proteínas, minerais, vitaminas, entre outros nutrientes, que são importantes a depender da necessidade de cada indivíduo.”

 

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/