Bloqueio europeu obriga Brasil a achar novo destino para 141 mil frangos (por dia)

A decisão da União Europeia (EU) de barrar a carne de frango de 20 frigoríficos brasileiros, além de criar um atrito comercial entre o Brasil e o bloco, traz um problema imediato à cadeia avícola do país: o que fazer com as 141 mil cabeças de aves que seriam abatidas por dia – somente nessas unidades – para abastecer o mercado europeu.

Com importações estimadas em 323 mil toneladas, a UE responde por 7,65% de todo o frango exportado pelo Brasil e por 10,86% da receita obtida, cerca de US$ 775 milhões, pois os cortes embarcados para o Velho Continente são mais valorizados.

Segundo o ministro Blairo Maggi, as plantas descredenciadas seriam responsáveis por até 35% das vendas para o bloco, isto é, algo em torno de 113 mil toneladas ou o equivalente aos 141 mil frangos agora sem destino.

Para algum lugar, essas aves terão que ir. E a primeira aposta é o mercado interno. A medida resolveria o problema dos frangos que já entraram no ciclo de produção, mas, por outro lado, pressionaria ainda mais os preços. Isso porque, hoje, mais de 60% da produção nacional já não saem do Brasil. (Leia mais: https://bit.ly/2HUkANR)

 Fonte: Gazeta do Povo