1a Expo Avícola: palco de decisão da avicultura de postura brasileira

A 1a Expo Avícola, realizada nos dias 9, 10 e 11 de outubro durante a 26a Agrinordeste, em Recife (PE), foi palco de decisão da avicultura de postura brasileira. Durante o evento, representantes de entidades ligadas à avicultura de postura de dez estados brasileiros reuniram-se com o objetivo de analisar o cenário atual do setor e traçar planos para 2019.

Segundo dados do setor, o número de poedeiras alojadas de janeiro a setembro de 2018 é cerca de 12% superior ao de 2017, estando hoje em 87,81 milhões de poedeiras alojadas. O entendimento dos produtores é de que o setor deve fortalecer o trabalho de divulgação dos benefícios do ovo, com o objetivo de aumentar o consumo do produto no país.

Em 2018, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), o consumo de ovos per capita no Brasil deverá alcançar 212 unidades per capita, 10,4% superior às 192 unidades consumidas por cada brasileiro no ano de 2017. Apesar do forte crescimento, o consumo brasileiro ainda está relativamente baixo, na comparação com outros países.

“Ainda estamos abaixo da média mundial, que supera 230 unidades anuais, e estamos longe de índices como o consumo mexicano, que supera as 360 unidades todos os anos”, avaliou Francisco Turra, presidente da ABPA, na ocasião da divulgação dos dados de consumo.

Em palestra durante a 1a Expo Avícola, a analista técnica da ABPA, Tabatha Lacerda, apresentou dados relativos à exportação brasileira de ovos. Segundo ela, de 2017 para 2018, o Brasil aumentou suas exportações do produto em 66%, porém esse crescimento se deu sobre uma base muito pequena.

Enquanto de janeiro a setembro de 2017 o Brasil exportou 4,53 mil toneladas de ovos, no mesmo período de 2018, o volume exportado passou a 7,53 mil toneladas. Segundo ela, as empresas que quiserem ocupar esse espaço necessitam buscar expertise para exportação do produto.

Expo Avícola

Após 25 anos de realização da Agrinordeste, a avicultura passou a ter espaço de destaque dentro da Feira nesta edição de 2018. As empresas avícolas que antes se misturavam com os estandes dos outros setores envolvidos na Feira, passaram a contar com espaço exclusivo dentro da 1a Expo Avícola.

Segundo o presidente da AVIPE (Associação Avícola de Pernambuco), Giulliano Nóbrega Malta, esse ano a Expo Avícola contou com 15 estandes e o plano da entidade é dobrar o número de estandes em 2019.

O vice-presidente administrativo da AVIPE, Edival Veras, falou da importância de aproximação entre o setor avícola e a Faepe (Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco), que é a organizadora da Agrinordeste. Segundo ele, é uma importante oportunidade de integração da avicultura com os setores da cana-de-açúcar, bovinocultura de leite, caprinocultura, equinocultura e agricultura familiar, entre outros.

O presidente da Faepe, Pio Guerra, destacou que em 2018 a avicultura obteve o destaque merecido dentro da feira, considerando sua importância econômica para o Estado de Pernambuco. Segundo dados da AVIPE, o PIB da avicultura pernambucana é de R$3,5 bilhões, dos quais 67% advém da avicultura de corte e 33% da avicultura de postura.

A 1a Expo Avícola também contou com uma rica programação de palestras, prestigiada por cerca de 400 pessoas, nos 4 dias do evento.

 

Fonte: https://avicultura.info